O Sucesso Da Amazon
Uma das maiores empresas do mundo, o sucesso da Amazon e a incrível trajetória de Jeff Bezos. Avaliada na casa dos 1,6 trilhões de dólares, teve sua origem em uma garagem de Seattle no ano de 1994.
Hoje a empresa é líder mundial no e-commerce, só em 2019 foram 3,5 bilhões de pedidos. Isso equivale a um pedido para cada 2 terráqueos.
Atua não só no e-commerce, como também computação em nuvem, produz filmes e programas, faz frente a Netflix com serviços de streaming de dados e na rede de supermercados inteligentes nos EUA a Whole Foods.
Jeffrey Preston Bezos, seu fundador, começou com uma pequena empresa, uma startup vendendo livros usados, na sua garagem.
O Início
Ele largou sua promissora carreira em Wall Street em julho de 94, para inovar em um serviço usando a incipiente internet para vender livros.
Logo no primeiro mês, começou a receber pedidos de todo os EUA e mais de 40 países ao redor do mundo.
Fechou 94 com mais de 2 milhões de livros em seu catálogo e os impressionantes 148 milhões de dólares com 6 meses de existência aos 30 anos de idade.
De lá para cá, a empresa não parou de crescer. Com o passar dos anos quanto mais a internet avançava, mais sua empresa crescia.
Mais quais são as chaves do sucesso de Bezos e sua empresa ao longo dos Anos?
Inovação
Inovar é preciso para alavancar novos e atuais negócios nos tempos atuais, conforme tratamos em um artigo recentemente aqui em nosso blog.
Com Jeff Bezos, a inovação se fez presente desde o início. Apostou suas fichas e economias de sua família, em um mundo novo chamado internet, que dava seus primeiros passos em meados da década de 90.
A visão inovadora de Bezos trouxe resultados significativos já no primeiro ano de atuação, conforme falamos.
Atendimento
Um dos diferenciais da Amazon é o atendimento personalizado. São várias ferramentas que permitem o rastreio, troca e rapidez nas dúvidas e solicitações de clientes.
A personalização no bom e rápido atendimento ao cliente só reforçam a marca.
Experiência do Usuário
O que nos faz comprar algo? Antes da internet nos baseávamos nas informações de amigos para comprar algo.
“Olha compra esse produto, porque é muito bom, para mim teve grande serventia, foi ótimo.”
Hoje buscamos informações online sobre a experiência de usuários daquele determinado produto, para finalizar a compra.
A Amazon foi uma das pioneiras nesse quesito. Existem equipes de colaboradores especialistas, que alinhados a engenheiros e gerentes de produtos, buscam oferecer ao ao cliente e usuário um serviço de qualidade.
Conteúdo
Oferecer um marketing de conteúdo no e-commerce, também é uma prática de SEO que a Amazon aproveita bem.
Criar conteúdo rico em palavras-chave, aumentam a visibilidade junto aos buscadores de pesquisa.
Detalhar ao máximo os produtos nas descrições e disponibilizar perguntas nas páginas dos produtos, é algo que Amazon sempre trabalhou.
Marca
Outro fator de sucesso para a Amazon é a gestão de sua marca. Um Branding eficaz, não precisa necessariamente, ser de alto custo ou complicado.
Buscar um sentimento positivo a quem se relaciona ou possa vir a se relacionar com a sua empresa através de sua marca, é algo que a Amazon pensa desde o início.
Bezos inicialmente tinha a intenção de seu site se chamar Cadabra, fazendo uma alusão ao termo abracadabra.
No entanto desistiu da ideia, e empregou o nome do maior rio do mundo Amazonas, pela grandiosidade.
E pelo nome começar com a letra a, e conter a letra z, foi adicionada uma seta entre o A e o Z, que mostra que na Amazon você encontra de tudo de A a Z.
Dica do Blog
Impressionante esse case de sucesso do Jeff Bezos e sua empresa Amazon, em 27 anos ele criou um império.
Diante desse exemplo, desse case de sucesso, deu vontade de empreender? E assim como Jeff Bezos usar a internet para construir seu negócio?
Clique aqui ou na imagem abaixo e conheça o Fórmula Negócio Online, um dos mais completos treinamentos de Marketing Digital e Empreendedorismo do País.
Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários, se preferir pode assistir o vídeo desse artigo, basta clicar no player abaixo.