40 Termos Ou Expressões Mais Usados No Marketing Digital
Veja 40 termos ou expressões mais usados no Marketing Digital. Funil de vendas, CTAs, Cookies, Leads, Email Marketing, muito provavelmente, você já deve ter ouvido alguns desses termos ou expressões por aí.
São muitos os termos, palavras, expressões que compõe o glossário de Marketing Digital, que são usados no dia a dia, nas comunicações e conteúdos desse segmento.
Por essa razão elaboramos esse artigo para você, com os 40 termos ou expressões mais usados no mundo do marketing digital.
Fizemos essa lista em ordem alfabética para seu melhor acompanhamento, que você passa a conhecer a partir de agora.
Automação de Marketing
Como o próprio nome já sugere, são ações ou campanhas automatizadas de marketing, que tem por objetivo final a venda.
Um exemplo muito utilizado para isso é a ação ou campanhas de Email Marketing, que vamos ver também nessa lista.
Case
Case são casos ou registros de sucesso no universo do marketing. São relatos que na maioria dos casos, são utilizados para demonstrar que determinada técnica ou ação deram certo, mostrando na prática como se faz.
CEO
Muita gente confunde CEO com SEO, apesar de parecerem graficamente, seu significado é bem diferente.
CEO significa Chief Executive Officer, traduzindo literalmente, Chefe Executivo da Empresa, ou Diretor Geral, pro bom português. Acima dele, só o Presidente ou dono da Empresa.
Conversão
Conversão no Marketing Digital, é tudo aquilo que traz o resultado positivo para uma determinada CTA.
Esse resultado, pode ser uma curtida no post, uma inscrição no canal, um preenchimento de um formulário em uma landing page ou ainda o que todo mundo deseja no seu negócio online, que é nada mais nada menos do que a popular “Venda propriamente dita”.
Copywriting
A tradução literal dessa palavra não dá pra expressar o seu significado no Marketing Digital.
A tradução é direito autorais, mas no Marketing Digital não nem nada a ver com isso.
Copywriting ou simplesmente copy, é a maneira que você tem que usar em suas comunicações para persuadir, convencer o seu potencial cliente ou prospect a se converter em um lead e posteriormente a um cliente de fato.
Fizemos um vídeo que só fala de copywriting, clique no player abaixo para você conferir.
Cookies
Muito provavelmente, você já deve ter visitado um site ou página, que avisa sobre o uso de cookies para navegar naquele site.
Tem muita gente que fica com o receio, de clicar em aceito, no entanto não tem problema algum, pode clicar sem medo.
Aquele determinado site está apenas te informando, que irá coletar seus dados como, idioma, IP do seu computador ou celular e país no qual reside, afim de facilitar seu acesso o site futuramente.
CPC
É o chamado custo por clique, valor que é gasto em um determinado anúncio em uma estratégia de tráfego pago, por cada clique no referido anúncio.
CPL
É o custo por Lead, o que geralmente é gasto para atrair cada Lead para sua estrutura.
CPA
CPA é o custo por ação, que pode ser um clique de venda ou uma impressão, que é conhecida também por visualização.
CR
Sigla do Inglês para conversion rate, traduzindo taxa de conversão, é quantidade de pessoas que completaram uma determinada ação na sua estrutura, no seu site, como por exemplo o preenchimento de formulários, ou ainda um donwload de um ebook.
CTA
CTA, vem da sigla em inglês Call to Action, chamada pra ação em suas comunições, ou seja tentar vender seu peixe popularmente falando.
CTR
CTR outra sigla inglesa de clickthrough rate, que significa taxa de cliques, é a proporção entre a quantidade de cliques e o número de impressões de seu anúncio. Exemplo se seu anúncio teve 100 visualizações ou impressões, e teve 10 cliques, a CTR desse anúncio será de 10%.
Ebook
Ebook, é o velho livro nosso das estantes antigas, só que no formato digital, online.
Temos um vídeo onde mostramos como e quando surgiu o Ebook. Clique no player abaixo para você acompanhar.
Email Marketing
Email Marketing é a estratégia mais utilizadas pelas empresas com a automação de marketing.
Consiste em encaminhar e-mails automáticos a seus Leads, que chegaram até seu site através de campanhas que encaminharam prospects até suas landing pages.
Nessas landing pages, seus prospects ou possíveis clientes, preencheram um formulário, deixando seus dados como email se tornando Leads e entrando em um funil de vendas.
Nesses e-mails automáticos sequenciais, são criadas campanhas com o objetivo final que é transformar esses Leads em clientes, ou seja vender para os mesmos.
Temos um vídeo onde, entramos em detalhes sobre o que é Email Marketing, clique no player abaixo para você acompanhar.
Freelancer
É aquele profissional que presta algum serviço de forma esporádica ou eventual, pode haver ou não assinatura de contrato para contratação desse serviço.
Como exemplo, podemos citar, roteiristas, tradutores, edição de vídeos, designers gráficos, etc…
Funil de Vendas
Funil de Vendas, é um processo dentro da sua estrutura do seu site, onde o consumidor ou prospect que chegou até ela e agora virou Lead, tem por objetivo final a venda.
O Funil de vendas, pode ser dividido em 3 partes, a primeira parte é a boca do funil, onde seu prospect virou Lead. Meio do funil, onde ele vai passar por uma sequência de e-mails automáticos, e final do funil, onde ele passou por todo o processo, contudo ainda não efetuou a compra.
Guest Posts
São publicações de outras sites, que tenham relação com o nicho do seu site, que você pode publicar no seu site.
Essa prática consiste na utilidade de backlinks, por meio de permuta você pode publicar o conteúdo relacionado no seu site de outro site e fazer o mesmo com o referido através do Invite Post que é o inverso do mesmo.
Inbound Marketing
É a prática utilizada para atrair seus prospects ou potenciais clientes para chegarem até a sua estrura, através de um marketing de conteúdo aplicado, e também o uso das redes socias.
Invite Posts
É o inverso do Guestposts, ou seja você oferecendo para publicar seu conteúdo em outros sites, onde nesse seu conteúdo, você utiliza a estratégia de Back links, para ranquear seu site junto ao google.
Invite posts, Guestpost, backlinks são estratégias de SEO offpage, que você usa para ranquear seu site junto ao google, conforme já falamos, cujo objetivo e aumentar o tráfego orgânico em seu site/blog.
Se você quer conhecer mais sobre essa prática de tráfego orgânico, eu recomendo o treinamento Fórmula Negócio Online, clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais.
Keywords
São palavras chaves usadas em suas comunicações que visam atrair o seu público para o seu conteúdo ou anúncio.
Know How
Know How é o conhecimento adquirido, é o que a própria tradução literal sugere, é o saber como aplicar uma determinada ação.
Landing Page
Na tradução literal é a página de aterrisagem do seu prospect, chamada também de página de captura, onde ele coloca dados para a obtenção de um brinde por exemplo como um Ebook grátis, e se torna um Lead.
Leads
São aqueles potenciais clientes ou prospects, que chegaram até sua landing page, que deixaram seus dados e entraram no seu funil de vendas.
Links Patrocinados
São anúncios de Marketing Digital, usados de uma forma de texto simples, em sites buscadores.
Como exemplo clássico, podemos citar o maior de todos, como os anúncios no Google Ads.
Long Tail Keyword
São palavras chaves com cauda longa, ou seja palavras chave em uma frase, como por exemplo: “O que vender para ter uma renda extra”.
Outbound Marketing
Consiste no inverso ao Inbound Marketing, são práticas como comerciais em rádios e Tvs, cartazes, outdoors, etc,.
Payback
Na tradução literal, é o que você pagou de volta, ou seja, o tempo que vai ser necessário, para seu investimento retornar para o seu caixa, para ele “se pagar”.
Players
São as empresas que operam no mercado, até pouco tempo atrás os players eram só as empresas líderes de um determinado segmento.
Hoje em dia no Marketing Digital, pode se considerar players, os concorrentes, os fornecedores e até os clientes de uma forma geral.
Prospect É o seu público em geral, ou os seus potenciais clientes, aqueles que ainda podem vir a comprar de você, depois que se tornarem leads.
Rapport
É uma técnica muito utilizada no Marketing Digital, através de suas comunicações e conteúdos, você gera a empatia de seu prospect, a aproximação por afinidade.
São situações onde você mostra a ele dores e desejos semelhantes ao dele, e o caminho para a solução.
Receita
Esse acho que tá claro pra todo mundo, é o que você ganha no Marketing Digital através de suas ações e campanhas de vendas.
ROI
Na tradução simples dessa sigla em inglês é o retorno sobre o investimento, ou seja é o lucro, o que sobrou, a diferença entre o que você investiu e o que você arrecadou.
SEM
Search Engine Manager, são estratégias que tem o objetivo a otimização de sites, para deixa-los no topo das páginas de pesquisa.
Essas estratégias podem ser feitas de duas maneiras, através de tráfego orgânico (SEO) e pago (Links Patrocinados).
SEO
Search Engine optimization, traduzindo é a otimização para ferramentas de busca.
Para deixar mais claro, são ações e técnicas utilizadas tanto onpage como offpage, que visam otimizar seu site ou blog para ele ser mais bem ranqueado possível, visando aparecer no topo das páginas de buscas.
Share
Share ou Market share é a participação no mercado de uma determinada empresa. Um percentual ou uma fatia no mercado que a empresa possui.
Como exemplo, vamos supor que a participação da coca cola no mercado brasileiro dos refrigerantes tipo cola, possui 70% de share, nesse hipotético exemplo.
Ticket Médio
É o valor gasto em média para aquisição ou composição do produto.
O Ticket Médio pode ser usado pra composição de gasto do seu produto e também como Ticket médio de vendas dos seus produtos em produtos em geral.
Tráfego Orgânico
São práticas utilizadas em diversas plataformas online, como redes sociais, blog e site, que visam atrair prospects e clientes com a criação de conteúdo de forma geral, sem o investimento em anúncios pagos.
Tráfego Pago
São práticas e estratégias utilizando a forma de anúncios e investimentos em campanhas de Marketing em redes de pesquisas e redes sociais.
Trend
Como a própria tradução já informa, são tendências do mercado para aquele ou um futuro momento em questão, usando por base o histórico de comportamento do termo pesquisado ou desejado.
Webinar ou Webinário
São aulas ou palestras disponibilizadas em vídeo gravado ou ao vivo. Tipo uma entrevista, Webinar ou Webinário é a junção das palavras Seminário com Web.
Conclusão
Esperamos com esses 40 termos ou expressões mais usados no Marketing Digital, ter ajudado você a compreender melhor essa sopa de letrinhas do mundo online.
Deixe seu comentário a respeito desse artigo, dizendo se gostou ou não, se já conhecia alguns desses termos ou se é novidade pra você comente.
Se desejar pode acompanhar essa matéria em vídeo, é só clicar no player abaixo.