16 Gatilhos Mentais Para Você Usar

16 Gatilhos Mentais

16 Gatilhos Mentais Para Você Usar

Vamos te mostrar 16 Gatilhos Mentais para você usar. Já falamos em uma matéria recente aqui em nosso blog, sobre o que é Copywriting e como usar no Marketing Digital, como usar em suas comunicações.

Sejam essas comunicações em vídeos do Youtube, anúncios, páginas do seu site, etc…

Para quem não viu, vou deixar um link na descrição desse vídeo para você acompanhar na íntegra.

Hoje vamos falar de um componente muito importante nas copys em suas comunicações com seu público. 

Esse componente é o Gatilho Mental, que é uma tática usada como persuasão e convencimento de seu público, que tem como objetivo final a conversão.

Aliás, um não, são 16 gatilhos mentais para você usar em suas comunicações, que vamos mostrar pra vocês, sem enrolação, direto ao ponto, vamos a eles a partir de agora.

Escassez

O gatilho mental da escassez, consiste em convencer o público através de sua comunicação,  que há um número limitado de uma determinada quantidade, que pode acabar a qualquer momento.

Como por exemplo:

“Os primeiros 1000 inscritos no evento X, ganharão 50% de desconto na aquisição dos ingressos”.

Ou ainda:

“Essa minha mentoria especial, vai apenas para os 50 primeiros inscritos nessa promoção, e o prazo acaba amanhã a meia noite”.

Urgência

A urgência é outro gatilho mental muito importante e um dos mais simples.

“Tem que aproveitar essa oferta agora porque vai acabar”.

Esse gatilho simplesmente coloca prazos para cliente agir.  Seja para obtenção de bônus, descontos, ou lançamentos.

Você provavelmente já deve ter presenciado alguma página de vendas, com contador regressivo.  No entanto você pode usar em toda comunicação que fizer.

Reciprocidade

Esse gatilho é sensacional, ele é mágico.  Quando você recebe algum presente de alguém, você se sente obrigado a dar de volta.

Um exemplo prático disso, é na nossa vida pessoal, se você recebe um presente de aniversário de um amigo(a), você se sente obrigado e retribuir, quando for o aniversário dele.

No Marketing digital, um exemplo pra isso é o Marketing de conteúdo.

Se eu gero um conteúdo pra você de relevância, você se sente na obrigação de retribuir de alguma forma.

E essa retribuição pode ser de várias formas, como curtindo e se inscrevendo no canal do youtube, a qual pertence aquele vídeo, adquirindo um produto recomendado, ou ainda comentando em nosso blog por exemplo, se está gostando dessa matéria. Diz aí nos comentários.

Prova e Presença Social

“Se tem muita gente ali, então deve ser bom”.

Um exemplo prático disso em nosso cotidiano, tem dois restaurantes próximos, um que tem muita gente na porta, e outro não.

Qual seria a tendência sua para optar qual dos dois ir? Se na aparência e os preços são similares? A maioria das pessoas, tendem a optar pelo mais cheio.

Autoridade

Nesse gatilho você mostra que é autoridade no assunto em questão.  Um médico de jaleco branco, automaticamente é uma autoridade.

Todos nós confiamos em autoridades, na sua comunicação, você deve deixar claro, os motivos para que as pessoas possam confiar em você.

Garantia

O próprio nome já fala, é o gatilho que você da garantia para seu público.

“O risco é todo meu não Seu”.

Por exemplo:

“Se não conseguir vou te mentorar por 3 meses, e se ainda assim não tiver êxito, devolvo seu dinheiro”.

Multicanal

Esse é um gatilho de marketing geral.  Ele é ativado quando você está presente em vários canais que possivelmente seus clientes estão.

Como por exemplo, Instagram, Youtube, Facebook, blogs, etc.,

E rende comentários como:  “Nossa, ele deve ser bom mesmo está em todo lugar”.

Compromisso e Coerência

Seja coerente e cumpra aquilo que promete nas suas comunicações.  As pessoas tendem a ser coerentes naquilo que falam ou prometem.

Prometi falar sobre 16 gatilhos mentais, senão estiver enganado nas contas, esse aqui é o oitavo, então faltam 8, bora pra mais um.

Exclusividade

Todos nós gostamos de um tratamento diferenciado, algo único exclusivo, especial.

Como exemplo vou fazer uma CTA aqui agora, e vou usar 3 gatilhos mentais já citados para compor a mesma, escassez, urgência, e exclusividade, gatilho em questão.

Para os 20 primeiros(escassez) que fizerem a inscrição no Fórmula Negócio até hoje a meia noite(urgência), vão ter a minha mentoria especial(exclusividade), clique aqui ou na imagem abaixo para se inscrever:

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Especificidade

Quanto mais específico você for, mais as pessoas vão  acreditar em você.

Quando você fala, “Ganhei mais de R$ 4.000,00 mês passado”, isso tem um certo nível de verdade perante o ouvinte/expectador/leitor.

Contudo quando você diz, “ganhei R$ 4.387,25 mês passado”, tem um nível bem maior de aceitação, soa mais realista.

Razão/Porquê?

Precisamos de uma razão, seja ela qual for.  “Mas porquê eu preciso disso?

Sabemos que nossas decisões são tomadas no subconsciente.  Porém, nossa mente sempre procura respostas racionais para justificar nossas ações.

Por que eu preciso de um curso de marketing digital?  Por que eu preciso do Fórmula Negócio Online?

“Eu tenho certeza que qualquer pessoa pode iniciar seu negócio na internet.  Porque se eu consegui montar o meu negócio com esse treinamento, qualquer um consegue”. Você consegue, clique aqui e faça sua inscrição.

Descaso

Acredite, o descaso funciona sim em determinados casos. Veja o exemplo.

“Veja bem, se depois de tudo que expus aqui, e mesmo assim não te convenceu, acho que esse, isso ou aquilo (sua oferta) não é pra você, sinto muito”.

Nesse caso você dá uma invertida na pessoa, ela provavelmente irá pensar:

“Como assim não é pra mim?  Quem esse cara pensa que é?  Está achando que não sou capaz, vou mostrar pra ele que sou”.

Grupo/Pertencimento

Pessoas são seres socias, querem ser aceitas, reconhecidas.

Crie uma espécie de família, grupo, no whatsapp, facebook, Telegram, para aquele grupo de clientes vip.

Novidade

Tudo que é novo gera curiosidade.  Basta na sua comunicação você deixar claro que, quão novo é seu produto, tática, método, técnica.

Como por exemplo:

“Eu descobri uma nova forma de vender como afiiado no primeiro dia”.

Culpa

O sentimento de culpa realmente mexe com as pessoas.

“Nossa, eu  realmente deveria ter aproveitado”.

Portanto, sempre que possível avise o seu público, seu potencial cliente que ele vai se sentir culpado.

“Já sabemos que não conseguir ter seu negócio na internet não é culpa sua, é desses pilantras que só querem te enganar.  Porém, agora você tem a chance de realmente mudar isso, e não tomar uma atitude agora isso sim é culpa sua, se você ficar parado agora,  amanhã vai se sentir culpado triste e arrependido”.

Medo

Chegamos ao último gatilho mental de hoje.  Por mais que tenham vontade de ganhar algo, as pessoas tem muito mais medo de perder do que ganhar.

eu sei que você tem medo de não conseguir, eu sei que você tem medo de desapontar sua família, eu sei que você tem medo que as pessoas olhem pra você com olhar de desprezo, descaso.  Bom, hoje você tem a chance de nunca mais sentir medo é só clicar aqui e fazer sua inscrição agora.

Quer acompanhar essa matéria em vídeo? É só clicar no player abaixo:

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