O Que é Pdf? Pra Que Serve? Como e Quando Surgiu?
O que é Pdf? Como e Quando Surgiu? Muita gente abre, sabe da sua existência, contudo não sabe o que é, e nem quando surgiu.
A Sigla PDF, quer dizer Portable Document Format, na tradução literal, quer dizer Documento no formato portátil ou móvel. Esse tipo de arquivo foi criado pela Adobe em 1991.
A criação do Pdf, teve o objetivo de qualquer pessoa abrir esse tipo de documento em qualquer hardware ou sistema operacional, sem precisar ter o programa que o criou, bastando apenas ter um leitor de PDF, que mantém o layout do documento, idêntico ao do arquivo original.
Como Abrir um Arquivo em PDF
Considerando que o PDF é um formato padronizado, existem diversos softwares capazes de abrir documentos com essa extensão. A forma mais simples de visualizar esses arquivos é através do próprio navegador do computador, já que a grande maioria dos navegadores, disponibilizam essa funcionalidade por padrão, independentemente do sistema operacional que seja utilizado.
Para ter um controle maior sobre o arquivo em questão, você pode instalar um leitor de PDF em seu computador ou celular e ter mais recursos, como entrar no modo editável, caso esteja disponível.
Há inúmeros leitores de PDFs gratuitos, o próprio Acrobat Reader da Adobe é um deles, vou deixar um link na descrição desse vídeo para você baixar o mesmo.
O PDF foi uma revolução no processo de arquivos e impressão de documentos. Inclusive, você nem precisa imprimir um documento mais se quiser.
Exemplos de PDF
Boletos por exemplo, para que receber um boleto impresso, pagar o mesmo e imprimir o documento? Não há essa necessidade mais, você pode deixar tudo em uma pasta na nuvem. Quer mais praticidade do que isso?
Quer outro exemplo, pra que encher a sua estante de livros físicos? Isso não se usa mais.
Para que ter livros físicos, se você pode ter todos em formato digital, os Livros digitais. Os chamados Ebooks, são arquivos em PDF.
Falamos de Ebook recentemente aqui em nosso canal, em um vídeo que vou deixar na descrição para você assistir na íntegra. Esse vídeo conta a história do Ebook.
Documentos Com Assinatura Eletrônica
Com o arquivo em PDF, você pode inclusive assinar documentos eletronicamente, sem a necessidade de enviar pelo correio por exemplo.
São documentos assinados com o mesmo peso legal ou jurídico, que documentos reconhecidos firma em cartório. Nesse caso, a pessoa ou empresa que assina o documento, tem a necessidade de ter um Certificado Digital para validar a assinatura com o mesmo peso de firma reconhecida em cartório.
No Marketing Digital, como falamos nesse vídeo citado antes, o Ebook, em formato de PDF, é uma das ferramentas mais utilizadas para conversão.
No mundo do empreendedorismo, os Ebooks e os diversos arquivos em PDF, são facilitadores das práticas comerciais e administrativas.
E falando em empreender, clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais sobre o Treinamento Fórmula Negócio Online, um dos mais completos do País.
Se preferir acompanhar essa matéria em vídeo, é só clicar no player abaixo: