A Jornada de Ellon Musk
Já imaginou ir por exemplo, do Rio Grande do Sul de trem até o Amapá em torno de meia hora? Entrar no seu carro e não se preocupar com a direção e o trânsito? Passar o final de semana em Marte?
Isso tudo faz parte da mente criativa e empreendedora de Elon Musk de 50 anos de idade, um dos homens (caras) mais ricos do mundo.
No mês de janeiro de 2021, ele chegou a ser considerado o homem mais rico do mundo com sua fortuna avaliada em 190 bilhões de dólares.
Infância
Filho de um Engenheiro e Piloto da marinha sul-africana e de uma modelo e nutricionista, Elon Musk nasceu em Pretória na África do Sul em 28 de junho de 1971.
Aos 10 anos de idade, Musk já demonstrava seu espírito empreendedor. Após ler em uma revista sobre computadores, pediu ao pai para comprar um, o que foi negado de prontidão.
Musk então passou a economizar sua mesada, até comprar o sonhado computador, que vinha acompanhado de um curso de programação de 6 meses.
O Nerd Elon, que sofria bullying na escola, completou o curso em apenas 3 dias. Aos 12 anos de idade desenvolveu seu primeiro jogo chamado Blaster.
O inusitado fato, de um jogo ter sido desenvolvido por um garoto tão novo, chamou a atenção, da revista PC and Office Technology, que comprou o jogo de Musk por 500 dólares.
Juventude
Até os 17 anos Musk sofria de bullying na escola, quando fez aulas de judô, karatê e luta livre e passou a se defender desses ataques.
Nessa época percebeu também que a África do Sul não era aquilo que idealizaria para sua vida adulta.
Sendo assim, aproveitando a cidadania canadense de sua mãe, foi estudar em Ontário no Canadá, na Queen’s University.
Em 1992 ele se transferiu para a Universidade da Pensylvania, onde em 1997 se formou em bacharel em física e também em Economia na Warton School of Business.
Primeiros Empreendimentos
Ainda na faculdade em 1995, Elon juntamente com seu irmão mais novo Kimbal Criaram a Global Link. A empresa era semelhante ao Google Maps de hoje e prestava serviços para os jornais da época.
Rebatizada para Zip2, eles chegaram a ter 160 jornais no ano de 1998 como clientes, entre eles o New York Times.
Um ano depois Musk decidiu vender a empresa para a Compaq por 305 milhões de dólares isso com apenas 28 anos de idade.
Pay Pal
Ainda em 99 ele criou a X.com, um dos primeiros bancos digitais do mundo,
Já no ano seguinte, no limiar do novo milênio, se fundiu ao concorrente Confinity e criou a PayPal, primeiro sistema de transferência online de dinheiro e pagamentos.
O sucesso dessa nova empreitada atraiu o interesse do eBay, que em outubro de 2002 comprou a empresa por 1,5 bilhões de dólares.
Spacex
Parar por aí que nada, Elon Musk sempre pensou grande. Se hoje em pleno 2022, fazer viagens de turismo em Marte pode parecer um absurdo para você, imagina isso 20 anos atrás em 2002, quando Musk criou a SpaceX.
Musk investiu 100 milhões de dólares de sua fortuna adquirida, nesse projeto que tem a parceria da Nasa.
Após tentativas e falhas nos primeiros lançamentos, quase levaram Musk a falência.
No entanto com muita resiliência, o primeiro foguete da SpaceX, foi lançado em 2006 batizado de Falcon 1 k em homenagem a Star Wars.
Por seus foguetes poderem pousar após decolarem, isso fez baratear o custo e ganhar notoriedade, transformando a NASA em um de seus principais clientes.
Avaliada em 1 bilhão de dólares, a empresa se tornou um dos 3 maiores unicórnios do mundo sem abrir IPO, em outras palavras, abrir capital na bolsa de valores.
Tesla
Musk em 2004 resolve investir 6,5 milhões de dólares na Tesla Motors, com o objetivo de dar fim a supremacia do motor a combustão.
Em 2008 ele se torna CEO da empresa e lança o Roadster, o primeiro carro com um único carregamento de baterias, a percorrer 350 km de autonomia, com o preço em média de 100 mil dólares.
No ano de 2018 a Tesla lançou o Model 3 um veículo elétrico com um custo de 35 mil dólares. Um preço mais acessível para o mercado..
A Tesla foi a primeira marca a alcançar a marca de 200 mil veículos totalmente elétricos, vendidos nos EUA.
Já em 2020 venderam mais de 235 mil unidades em todo o mundo, o que representa um crescimento de 222% em relação a 2019.
Dica do Blog
A inquietude e empreendedorismo de Elon Musk, fizeram dele o homem mais rico do mundo, e ele não pretende parar por aí, sabe-se lá o que ele vai inventar mais, literalmente falando.
E você está satisfeito com sua vida atual, com seu trabalho? Pretende dar uma guinada em sua vida? O Empreendedorismo pode ser o seu caminho.
Clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais sobre o Fórmula Negócio Online, um dos maiores treinamentos de empreendedorismo e marketing digital do país.
O que achou desse post? Deixe o seu comentário, se preferir veja esse artigo em vídeo no player abaixo:
Fontes: Wikipedia, Athonedu, Suno e XPI.