O Que É Copywriting | O Significado E Suas Aplicaçoes

O Que é Copywriting

Conceito

Copywriting  ou simplesmente copy, como é chamada no marketing digital, é uma técnica de comunicação usada para persuadir e influenciar pessoas a fazerem o que você pretende, o que você quer.

É a maneiro de você se comunicar, é tentar convencer o seu cliente em potencial.

Você cria uma mensagem para persuadir e convencer o seu público, que ele tomando aquela ação que você indica através da copy, é a atitude mais correta a se fazer naquele momento.

Usamos as copys em diversos meios e lugares onde vamos nos comunicar com potenciais clientes.

Onde Usamos As Copys

  • Todas as páginas de nosso site,
  • Páginas de captura,
  • Email marketing,
  • Publicações nas redes sociais,
  • Instagram,
  • Facebook,
  • Whatsapp,
  • Telegram,
  • Youtube,  
  • Anúncios,
  • Páginas ou vídeos de vendas,
  • Títulos e descrição dos posts do blog,
  • Vídeos do Youtube,

Para ser mais claro, em toda a comunicação que você for fazer.

Criação

Para a criação de uma copy, seja em qual meio for, consiste em você criar um conteúdo, uma mensagem, que tenha coerência, que faça sentido e que motive as pessoas a agir, ou seguir o que está estampado na mensagem.

E essa criação tem que ser baseada no uso de palavras, frases, estruturas e argumentos que já funcionaram em outros materiais e que, comprovadamente, trazem mais conversão.

Apesar de copywriting, ser um conceito amplamente conhecido em países da Europa e nos Estados Unidos, aqui no Brasil os profissionais ainda estão pouco familiarizados com o assunto. Por isso, é um mercado ainda carente e com amplas possibilidades de atuação e crescimento.

Fatores Determinantes

Chamar a Atenção

Um dos primeiros fatores determinantes pra criação de uma copy, é a Atenção, você tem que chamar a atenção de seus potenciais clientes, você não conseguirá persuadir seu alvo, se não chamar a atenção dele.

E o que não falta, são maneiras de fazer isso, você pode chamar a atenção criando uma polêmica no início do texto ou da mensegem, prometer algo, ou chamar os clientes para algo fantástico, logo no início da copy.

Conexão/Retenção

O primeiro passo você conseguiu, que foi chamar a atenção, agora vc tem que se conectar com o público, tem que reter o mesmo, a narrativa da sua copy tem que ser uma conversa contínua desde o início contanto uma história é a melhor maneira, como por exemplo: “Ele chegou meio atabalhoado e afoito, provocando a desconfiança de muitos, contudo quando começou a falar…

Problema

Você tem que mostrar nessa copy qual o problema que seu produto consegue resolver, pois se a pessoa tem esse problema ela logo vai se identificar com a mensagem que você transmitiu, e passar a sentir as mesmas necessidades ali relatadas.

Solução

Problema identificado, é só agora você mostrar a solução, fale sobre o produto ou a sua intenção com a mensagem ou copy aplicada.

Faça a oferta.

Se as pessoas chegarem até o final da sua comunicação, se interpretaram claramente o que foi passado, elas estão prontas para receber a oferta, e nesse momento você faz a CTA da copy, a chamada pra ação ou pra venda , etc…

Resumo

Podemos resumir a copywriting, como a arte de se comunicar persuasivamente, e você vai conseguir esse persuasão, conhecendo a fundo o seu produto, conhecendo o público do mesmo, utilizando gatilhos mentais para aplicação nesse público, e se comunicando com o mesmo de maneira clara e objetiva.

A copy perfeita é aquela que seu púbico ou potenciais clientes, ficam apaixonados por ela, que ficam seduzidos pela mesma, chegando até a implorar pra comprar o seu produto.

Contudo,  o recomendado é que você faça um treinamento sobre copywrinting, de forma mais abrangente, mais completa indo a fundo no assunto.

Pra você ter um treinamento a fundo, recomendamos o curso fórmula negócio online, lá tem um módulo exclusivo de copywriting, para você destrinchar esse mundo das copys, que como falei antes, aqui no Brasil ainda não está tão avançado como no primeiro mundo, mas já se faz necessário nos aprofundar mais sobre esse contexto.

Fórmula Negócio Onoine

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Para acompanhar essa matéria em vídeo, é só clicar no player abaixo:

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