O Que é uma Startup

O Que É Uma Startup? Quando Surgiram? Quais Os Tipos?

O Que É Uma Startup?
Ebook Como Fazer As Primeiras Vendas no Marketing Digital

O Que é uma Startup?

Afinal, O que é uma Startup?

Startup é uma empresa ou um empreendimento que propõe uma ideia nova, diferente do que existe no mercado hoje em dia.

Uma Startup, tem a característica de vislumbrar um potencial de crescimento grande e inovador e . Ela pode ser desenvolvida em qualquer área, no entanto destacam-se mais na área de tecnologia.

Muitos dizem que qualquer empreendimento pequeno no início pode ser considera uma startup, mas isso não é uma verdade.

Startup é Qualquer Empresa?

Nem toda empresa é uma Startup, e nem toda Startup, será para sempre uma Startup.

Uma empresa só é considerada Startup, quando o objetivo dela, a ideia, o produto ou o serviço é algo novo, diferente do que já existe.

Um mini mercado, uma padaria ou um sacolão, não podem ser considerados uma Startup.

Pelo motivo de não oferecer nada de inovador no mercado.  Os produtos desse exemplo são algo que já existem.

Oferecem algo que já existe como gênero alimentícios, pães e verduras nesse exemplo citados.

Uma empresa dessas no início, não será para sempre uma Startup.

Ela deixa de ser uma, assim que seu produto é consumido e absorvido pelo mercado como um todo.

, se tornando um modelo de gestão.

Quando Surgiram?

As Startups começaram a surgir entre os anos de 1996 e 2001. Época batizada de Bolha da Internet.

Foi a época em que a Internet começou a se propagar de uma maneira rápida. As empresas do Vale do Silício nos EUA, começaram a ser chamadas por esse novo termo.

Um exemplo clássico do que foi uma empresa Startup, é o Google. No início era Startup. No entanto a empresa se solidificou no mercado.

,Hoje se tornou um Gigante no mundo corporativo.

Características

A característica principal de uma Startup é a Inovação, conforme já falamos, tem que ser algo diferente do que já existe.

No entanto existem mais duas características básicas dessas empresas, uma delas é a Escalabilidade.

Para uma Startup ser escalável ela precisa conseguir crescer sem aumentar seus custos de maneira proporcional ao crescimento.

Em outras palavras, a empresa aumenta seu faturamento em uma escala muito maior do que as despesas, com funcionários, aluguéis , matéria prima etc,.

A outra característica é a Flexibilidade, a Startup tem que ser flexível, tem que se adaptar com agilidade as mudanças que vão surgindo no mercado.

As Startups tem que organizar seus processos com dinamismo.  Tomar decisões rápidas e se adequar a demanda que o mercado exige.

Tipos de Startups

Basicamente são três tipos de Startups:

B2B

Startups Business to Business, na tradução literal negócio para negócio, são empresas que prestam serviços para outras empresas e não necessariamente para um consumidor final.

Como exemplos poderíamos citar empresas de nuvens para empresas, ou tudo aquilo que envolve empresa com empresa, sem o consumidor final.

B2C

Business to consumer, na tradução literal, negócio para consumer, são empresas prestam serviços para consumidores finais.

Como exemplo poderíamos citar o Aplicativo Uber por exemplo.

B2B2C

Business to Business to Consumers, traduzindo literalmente, negócios para empresas e consumidores.

São empresas que prestam serviços para empresas e também para consumidores finais ao mesmo tempo.

Como exemplo o Aplicativo Ifood, que presta tanto serviços para empresas (restaurantes) e para pessoas (consumidores finais).

Recomendação

Se você tem uma ideia para abrir uma empresa de Startup, ou ainda quer abrir uma mas não tem ideia?

Eu te sugiro fazer um curso, um treinamento de Marketing Digital, para apreender a empreender e aí sim escolher no que e como empreender.

Fórmula Negócio Online

Clique aqui ou na imagem acima e acesse ao mais completo treinamento sobre empreendedorismo digital do Brasil.

Se você desejar ver essa matéria em vídeo, é só clicar no player abaixo:

Vídeo dessa matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *