QUAL FERRAMENTA USAR NA BUSCA? ONDE LEVANTAR DADOS PARA A CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS

Como provavelmente você já deve saber, mesmo se for iniciante no marketing digital, temos duas formas de atrair o público ou tráfego para seu conteúdo, o de forma orgânica e na forma de tráfego pago.

Google Trends

E uma ferramenta, que é gratuita e que dá para usar em ambas formas, mas principalmente no orgânico é a Google Trends, onde na própria tradução literal pode dizer, são tendências que podem ocorrer baseado no histórico de busca da plataforma.

No exemplo da tela mostramos uma pesquisa em que utilizamos 5 termos de busca: ferramentas, ferramentas de busca, busca, busca de dados e dados. 

Tela Exemplo 1

E por que utilizamos esses 5 termos?  Foi justamente pra montar o que chamamos de cabeçalho no roteiro, semana passada fizemos um vídeo sobre como fazer um roteiro, clique aqui para vc assistir na íntegra, e ver como fazemos para montar um roteiro, lá explicamos de forma detalhada sobre isso.

Aproveite e deixe seu comentário, diga aí qual a sua maior dificuldade para montar roteiros ou criar seus conteúdos diz aí…

Se preferir clique abaixo e veja essa matéria em vídeo:

Voltando ao tema, na tela em questão você pode notar que os itens ferramenta de busca e busca de dados, distoam negativamente dos demais, então esses dois termos eu não iramos usar no cabeçalho desse site.

Tela exemplo 02

Passando pra próxima tela, acrescentamos aos 3 termos que restaram, os novos informações e criação, vc pode notar, que eles já se encaixaram bem dentro da média do grupo, sinal verde pra eles.

Então já temos 5 termos de pesquisa altamente procurados na plataforma da Google, mas tem espaço pra mais, na próxima tela retiramos momentaneamente o termo criação, já que a página do Google Trends aceita só 5 termos, aliás pode até aceitar mais, não olhamos a configuração pra saber, mas prosseguindo retiramos criação e acrescentei conteúdo, também foi bem recepcionado pelo grupo esse termo ficando dentro da média, ou seja pronto, já temos 6 termos fortes de busca pra compor o meu cabeçalho.

Tela exemplo 04

Nessa próxima tela que é o cabeçalho do nosso roteiro, você pode notar que os 6 termos de busca que pesquisamos no google trends estão presentes em dois item do nosso cabeçalho, que é a chamada, onde chamamoss a atenção do público para o conteúdo do nosso vídeo, e no bloco de tags inicias, que onde estão inseridas as Tags principais desse cabeçalho.

Posteriormente essas tags se juntarão ao grupo de Tags derivadas da tag principal do vídeo que é dados, mas por que dados é a principal?  Simples, é só você olhar pro gráfico do google trends ela é a primeira posição.

E essa tag principal também está inserida nos outros 2 elementos desse cabeçalho a Thumb e o Titulo, este último por sinal conta além da Tag principal, que faz parte do grupo das 6 da trends, mais quatro das mesmas.

Todos os termos que pesquisei no Trends, estão inseridos no cabeçalho e daí em diante é só desenvolver o tema do conteúdo no restante do roteiro do vídeo ou matéria.

Conclusão

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