Seguindo as tendências de novas oportunidades, e novos segmentos que estão em franco desenvolvimento e pode ser uma opção nova para consolidar uma carreira, um mercado novo, para quem gosta ou tem interesse em atuar, é o mercado de tatuagens.
Eu particularmente não gosto, não tenho nenhuma tatuagem, contudo não sou contra quem tem, e uma coisa não dá pra negar, o estilo de vida das pessoas com tatuagens, se torna a cada dia mais procurado, e além disso, mais aceito.
Frutos de uma identidade, símbolos de expressão e uma nova forma de cultura. O mercado das tatuagens deixou de estar presente apenas entre o público jovem e, hoje, alcança até mesmo os idosos.
Segundo o Sebrae, o mercado das tatuagens apresenta um aumento de 25% ao ano no Brasil. O país conta com mais de 150 mil estúdios.
O Sebrae também aponta que entre os anos de 2016 e 2017 o mercado das tatuagens identificou um crescimento de 24,1% no número de estúdios regularizados. Nos rankings mundiais 38% da população possui as tatuagens.
Pesquisa Mundial
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Alemão Dalia, no ano de 2019, o Brasil ocupou a 9ª posição entre as nações onde mais as pessoas se tatuam. No topo encontraram-se países como a Itália com 48% da população, em seguida a Suécia com 47% e os Estados Unidos com 46% da população.
A pesquisa alemã também constata que as mulheres se tatuam mais que os homens. E em relação à faixa etária, compreende-se que pessoas com idades entre os 30 e 49 anos estão em maior porcentagem alcançando 45% da população mundial. São 32% respectivos ao grupo entre os 14 e 29 anos de idade e, acima dos 50 anos de idade, os dados apontam 28% da população mundial.
É pessoal, o tatoo tá dominando o mundo, a percepção das pessoas também é um fator que mudou bastante. Podemos ver que elas, não estão mais associando a tatuagem como símbolo de rebeldia.
Deixaram de observar que o assunto não girava apenas em torno de um preconceito. Pode-se notar que as tatuagens, atualmente, significam uma arte de expressão, uma forma de você eternizar em seu corpo, algum momento ou fato relevante.
Esse mercado tá crescendo tanto, que já tem inclusive uma data comemorativa do profissional da área, no dia 20 de julho é comemorado o Dia do Tatuador. A data é celebrada mundialmente, em homenagem à chegada do tatuador dinamarquês Knud Harld, mais conhecido como Lucky Tattoo. Ele desembarcou no Brasil por volta do dia 20 de julho, em 1969.
Trazia consigo a primeira máquina elétrica de tatuagem do Brasil, e que mais tarde, se tornaria um objeto de trabalho e inspiração para muitos tatuadores no Brasil e também no mundo todo.
Possibilidades de ganho como tatuador
Por ser um serviço personalizado, os preços variam muito, geralmente é cobrado por hora de serviço no estúdio de tatuagem, mas em média para uma tatuagem pequena de até 10 cms, que duraria em torno de uma hora para ser feita, o preço cobrado varia de 80 a 150 reais.
Já uma tatuagem grande que demandaria algumas seções para ser completada, o preço pode variar de 1200 a 1800 reais dependendo do estúdio.
Como se vê é um mercado em expansão e as possibilidades de ganho são muito boas, que permite você consolidar uma carreira como tatuador profissional.
E se você demonstrou interesse em ingressar nesse mundo novo da tattoo, apresento-lhe o Tattoo Life Academy, uma verdadeira Academia pra tatuadores, para você se tornar um profissional na área, clique aqui ou na foto abaixo e saiba mais.
Para conferir essa matéria em vídeo, clique no play abaixo: